fundo parallax

Miopia: um tema em análise

 

Diversos trabalhos científicos têm chamado atenção para uma verdadeira “epidemia de miopia” acontecendo no mundo. Num post já publicado anteriormente neste site, vários fatores estariam sendo apontados como causas para este aumento do número de míopes nos últimos anos.


M ais uma vez este tema nos chama a atenção através de uma palestra do Prof. Ian Morgan, PhD, da Australian National University, Canberra, proferida durante um recente Congresso da Euretina em Barcelona, de que a miopia estaria relacionada com o intenso sistema de educação de crianças onde prevaleceria o fato de estarem contidas em ambientes fechados ao invés de se exporem mais frequentemente ao sol.

Prof. Morgan defende o raciocínio de que, pelo que vêm demonstrando vários estudos,


o correto seria permitir aos jovens exercerem mais atividades fora da sala de aula, para que fatores determinantes do desenvolvimento de miopia fossem inibidos pelos raios solares.

Ele também chama a atenção para o uso exagerado de computadores e celulares contribuindo para o aumento mundial de miopia. Neste sentido a participação dos pais deveria ser mais pró ativo, ensinando aos filhos regularem o uso de tais tecnologias.

E através de estatísticas mostra que em países onde o nível de escolaridade é baixa, a incidência de miopia é bem menor do que em países desenvolvidos, como na Ásia Oriental e Singapura, onde uma verdadeira explosão ocorreu nas últimas décadas, saindo de um patamar de 20% para 80% da população jovem.